NÍQUEL FREE (Mais Branco)

WhatsApp Image 2019-10-02 at 11.36.43.jpeg

Consulte-nos para saber sobre valores.


O níquel é um metal branco bastante resistente utilizado amplamente como camada intermediária, entre o metal base e o metal nobre, em bijuterias e joias. Sua principal função é nivelar as imperfeições da superfície da peça para criar uma condição mais favorável no banho final do metal nobre, além de ser bastante resistente, melhorando o acabamento e aumentando a durabilidade do produto. Sua eficácia, seu baixo valor de mercado e suas propriedades de resistência e de cobertura de imperfeições o tornam perfeito para o processo produtivo de semijoias.


Entretanto, na década de 90, estudos demonstraram que além de extremamente alergênico, este material é cancerígeno. Assim, seu uso em acessórios foi proibido na Europa, EUA, Canadá e diversos outros países desenvolvidos. Hoje o Brasil, China, países da África e da América Latina não possuem uma legislação que proteja seus cidadãos desse material. Assim, grande parte das fábricas produzem semijoias “nickel-free” para exportação e com uso de níquel para o mercado interno.


Quando você compra uma semijoia sem níquel, está adquirindo um produto que envolveu maior custo e cuidado na produção - a peça deve ter uma acabamento muito mais cuidadoso - e que entrega segurança no que diz respeito ao câncer de pele provocado pelo níquel, reduzindo drasticamente a possibilidade de reações alérgicas. Segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde, cerca de 20% da população mundial possui alergia a níquel. 



Fonte: http://blog.toquedejoia.com/post/-o-que-significa-uma-semijoia-sem-niquel.html